Visão geral da tecnologia: A fechadura inteligente IoT

Visão geral da tecnologia: A fechadura inteligente IoT

Introdução

A IoT sempre fez um grande esforço para a tecnologia de casa inteligente. A casa automatizada, onde a casa ganha vida como seu próprio ser, é uma nova forma de luxo. Tudo é feito com o toque de um botão ou um comando de voz, tornando a casa um refúgio sem trabalho após um longo dia de trabalho.

Talvez nenhuma casa inteligente esteja completa sem uma fechadura inteligente. Aprendemos a confiar em senhas e outras "chaves" digitais, então pareceria natural que nossa casa fosse protegida usando uma medida de segurança digital em vez da velha chave pendurada em um chaveiro. Muitas famílias já aderiram a essa tendência, com uma estimativa de US$ 559,4 milhões gastos no mercado global de fechaduras inteligentes , e a demanda está projetada para exceder 135 milhões de unidades até 2024. Isso tem sido especialmente o caso porque os smartphones continuam a desempenhar um papel importante nas casas inteligentes e em nossas vidas diárias.

Então, por que as fechaduras inteligentes se tornaram tão populares?

O apelo das fechaduras inteligentes?

Embora um grande foco com fechaduras inteligentes tenha sido a segurança, os recursos que os consumidores obtêm ao usar essa tecnologia têm muito mais a ver com conveniência. As fechaduras inteligentes fornecem recursos como a capacidade de compartilhar chaves digitais com outras pessoas que visitam regularmente sua casa, ou uma chave temporária para um pet-sitter quando o proprietário está de férias. As fechaduras inteligentes podem ser bloqueadas sem fio com o telefone, seja para evitar lutar com um chaveiro confuso ou para verificar se as fechaduras estão seguras antes de ir para a cama.

As fechaduras inteligentes podem ser compatíveis com chaves físicas ou podem ser totalmente sem chave. Enquanto as primeiras lembram uma fechadura de porta comum, as opções sem chave podem ser desbloqueadas usando um aplicativo de smartphone, teclado numerado ou chaveiro que desbloqueia com um toque.

Algumas fechaduras inteligentes também aumentam a segurança com funcionalidade de câmera adicional. Quando a campainha toca, a câmera fornece uma visão do visitante no seu smartphone que tocou a porta e lhe dá a opção de deixá-lo entrar.

Embora a tecnologia de fechadura inteligente ainda seja bastante básica em termos de design, o futuro reserva possibilidades ilimitadas – talvez escaneamentos de retina ou “teclas de voz” se tornem o novo padrão.

Protocolos sem fio usados ​​com uma fechadura inteligente

Os protocolos de comunicação mais comuns usados ​​são Bluetooth, Zigbee, Z-Wave e Wi-Fi.

Bluetooth

É comum ver fechaduras inteligentes habilitadas para Bluetooth devido aos baixos requisitos de energia do BLE. Um conjunto de baterias deve durar um ano ou mais. No entanto, o alcance é limitado em comparação com outras opções, e as fechaduras Bluetooth se conectam a um smartphone em vez de um hub, limitando a capacidade de controlar uma fechadura enquanto estiver fora de casa.

Z-Wave/Zigbee

Fechaduras inteligentes usando Z-Wave ou Zigbee também são opções populares entre casas inteligentes. Esses dois protocolos sem fio não se comunicam diretamente com um telefone, mas se comunicam com um hub central que está conectado a uma rede Wi-Fi doméstica. Normalmente, essas casas terão outras tecnologias de casa inteligente usando o mesmo protocolo sem fio, permitindo integração total da casa.

Como o hub central está conectado a uma rede Wi-Fi doméstica, os proprietários podem controlar suas fechaduras inteligentes de qualquer lugar do mundo, desde que tenham uma conexão com a Internet.

Wi-fi

.

As fechaduras que usam Wi-Fi conectam-se diretamente à rede doméstica. Esta opção é a configuração mais simples para a tecnologia de fechadura inteligente. No entanto, o Wi-Fi consome muita energia, então a duração da bateria pode se tornar um problema.

Semelhante ao Z-Wave e ao Zigbee, as fechaduras inteligentes habilitadas para Wi-Fi fornecem aos proprietários acesso à fechadura inteligente mesmo quando estão fora de casa, desde que haja uma conexão com a internet.

Conclusão

Embora a tecnologia de fechadura inteligente ainda seja relativamente jovem, muitas famílias estão adotando a tecnologia em suas casas. Uma fechadura inteligente proporciona tranquilidade aos proprietários e, com as fechaduras inteligentes se tornando mais acessíveis, essa tranquilidade está se tornando mais atraente até mesmo para aqueles que ainda não adotaram a IoT. Espere ver a prevalência de fechaduras inteligentes aumentar no futuro.

Se você quiser descobrir mais sobre fechaduras digitais, visite nosso site ou entre em contato conosco.


foto da jornalista Vivian Reis

Vivian Reis

Sou formada em jornalismo, o que me ensinou a importância da pesquisa e de garantir a qualidade dos conteúdos que produzo. Hoje, atuo como redatora e revisora, e com a Tudo para Portas tenho a oportunidade de aumentar ainda mais meus conhecimentos, explorando diversos temas e desenvolvendo aprendizados que vão bem além da minha formação original.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *